quinta-feira, junho 30, 2005 

Saudações

É com grande orgulho, membros da blogsfera e simples admiradores, que me integro nesta grande comunidade (não pela primeira vez, é certo). Mas acima de tudo, é uma grande honra poder fazer parte deste blog tão bem conceituado e aclamado (vencedor do prémio "Melhor Blog do Ano", se bem se recordam). Não pretendo, de todo, levar este blog à ruína. Pretendo sim contribuir com um pouco de insanidade que a todos faz falta! Sem mais a acrescentar, passarei a fazer o papel que só a mim cabe, e entrarei neste mundo da melhor maneira (esperem! já me enganei, era com o pé direito!!!). Espero que gostem!

Venho pois assim apresentar uma verdadeira e profunda teoria, que sempre me aflui ao penasmento cada vez que passa publicidade na tv (mas isso é quase sempre!!).
Nunca vos ocorreu que várias marcas fazem contrapublicidade aos seus produtos? Num dia são muito bons, ao outro dia já arranjaram um melhor! Eu passo a exemplos práticos senão é uma valente seca(ainda estão a ler isto?? uuuh).
O SKIP vejamos. Quem não usa detergente em pó? hun? Acho que todas as mães usam detergente em pó, ainda mais o SKIP, que deve ser das marcas mais famosas. Pois decidem então surgir com esta: "os detergentes em pó não se dissolvem na água deixando resíduos sólidos na roupa e não eliminam as nódoas! agora, com o novo skip líquido, isso já não é problema. skip líquido mistura-se totalmente na água e elimina as nódoas em profundidade". Ok! tudo bem, mas então andaram a mentir-nos durante todos estes anos! Afinal detergente em pó é uma vigarice! E se pedissemos o dinheiro de volta? E se mandassemos as nossas roupas com nódoas já ressequidas para eles as eliminarem com o super poder do líquido??
Outra! A CALGONIT. Hoje em dia em muitos lares do nosso país (e quando digo lares digo famílias, porque nos lares de idosos a única louça suja são pratos da sopa com restos de NESTUM) existem máquinas de lavar louça. As pastilhas das máquinas sempre evoluiram. Quem não se lembra da calgonit 2 em 1? Ai, que memórias! Depois, que horror, as pastilhas 2 em1 não removem os restos de gordura mais ressequidos e riscam os copos! Surge a 3 em 1. Que evolução! Que futurista! e não é que há pouco tempo surge a pastilha 4 em 1?! Isso significa o quê? Que mais uma vez tudo em que acreditavamos se desmorona ali, mesmo em frente aos nossos olhos colados à tv.
Não se deixem enganar! Se fosse como antigamente, lavavamos a roupa no rio e a loucinha à mão! Oh, que ricos tempos(?!)...

domingo, junho 19, 2005 

O regresso, qual D.Sebastião do nevoeiro...

E cá estou eu... O Gato Que Fede que muita gente pensava ter desistido da blogsfera!
Mas a verdade é que este período sem posts foi apenas um período de reflexão. Um período de reflexão sobre os exames da Universidade! É que aquilo dá realmente muito trabalho!
Mas como sei que vocês não passam sem mim (?!) vou escrever qualquer coisa...
A verdade é que durante este tempo em que estive "fora", muito se passou no panorama nacional. Aposto que muitos de vocês queriam que eu falasse sobre todos esses acontecimentos...
Ele é o caso do Arrastão, a manif. entre a praça do Martim Moniz e o Rossio, a Morte de Álvaro Cunhal ou de Eugénio de Andrade... Lembro-me agora da frase, que me marcou imenso, de Sr. Alberto João Jardim...
E para mim essa frase foi o acontecimento deste tempo de reflexão. Aliás, acho que foi essa frase que me pôs em reflexão!
Pergunto-me como é possível que um político acuse a comunicação social de serem "filhos da p***!"
É de mim ou aquele senhor devia ser excomungado de toda e qualquer actividade política e social! Nem que fosse do cargo de Vogal numa associação cultural e recreativa de Azinheiras de Baixo!
Depois disto vem o Arrastão! Não sei porque o nome de Arrastão, até porque aquilo era só um concentração de ladrões e delinquentes. Assim como há de motoqueiros e de tunnig também porque não de gajos que roubam e espancam. Não percebi o porquê de tanta indignação. Até a polícia foi convidada para a palestra! Acho que foi bem escolhido o local e fiquei esclarecido em relação à não cooperação da vítima a ser roubada!
Depois vêm a manifestação em Lisboa. Realmente depois do Euro o pessoal não tem mais nada para fazer a um sábado à tarde! Não passa nada de jeito na TV, o tempo não estava grande coisa... Acho que as televisões deveriam passar novamente os jogos do Euro. Pelo menos aí ninguém se queixou dos estrangeiros!
Acho estranho que haja gente que diga que Portugal deveria fechar fronteiras... A minha pergunta é a seguinte: "E se os outros países fizessem o mesmo em relação aos Portugueses imigrantes?"
E o silêncio é abismal...
Outro assunto é a visita de Cristiano Ronaldo a Timor-leste.
Fiquei realmente surpreso quando Xanana Gusmão diz, em relação ao jogador português: "Este não é como os nossos futebolistas, que bebem vinho e depois vão dormir".
Ah pois! Todos nós devíamos ter orgulhos nos nossos jogadores que realmente fazem aquilo para que são pagos! Que é jogar à bola!
Agora e para terminar, a homenagem a Álvaro Cunhal e Eugénio de Andrade que tanto contribuíram para a democracia, de que tanto me orgulho, e a cultura, de que tanto não percebo, respectivamente.

"Álvaro Cunhal dedicou toda a sua vida ao ideal e projecto comunista, à causa da classe operária e dos trabalhadores, da solidariedade internacionalista, a um compromisso e dedicação sem limites aos interesses dos trabalhadores e do povo português, da soberania e independência de Portugal.
Intervindo com o seu Partido de sempre – o PCP – ao longo de mais de 74 anos de acção revolucionária, assumiu um papel ímpar na história portuguesa do Século XX, na resistência anti-fascista, pela liberdade e a democracia, nas transformações revolucionárias de Abril e em sua defesa, por uma sociedade livre da exploração e da opressão, a sociedade socialista.
Sujeito às maiores provações, a mais de doze anos de prisão, a bárbaras torturas, às duras condições da vida clandestina, revelou sempre as suas qualidades excepcionais de militante e ser humano."

"Estava escrito: "Pela manhã de Junho é que eu iria/ pela última vez." E foi. Eugénio de Andrade morreu, entre as 3h30 e as 4h da manhã, na sua casa do Porto, de onde avistava o Douro a entrar no mar e as palmeiras "altas como marinheiros de Homero" no jardim do Passeio Alegre. Aos 82 anos, era um dos poetas portugueses mais genuinamente lidos, estudados e traduzidos do século XX, homenageado em vida com inúmeras iniciativas e distinções, incluindo, em 2001, o Prémio Camões, o mais importante em língua portuguesa."

sexta-feira, junho 03, 2005 

Corta!

A pedido de muitos leitores aqui vai o meu comentário à subida da taxa do IVA.
É verdade... O IVA subiu de 19% para uns maravilhosos 21&!
Eu ainda não sei o que o Sr. Primeiro-ministro pretende com esta medida, visto que isto é algo comparável aos pilotos da Segunda Guerra, os "Kamikaze"!
A verdade é que aumentando os impostos pode-se de facto aumentar o crescimento, mas também pode correr mal e o efeito ser precisamente o contrário. A estagnação ou até recessão da economia portuguesa. Economia essa já não muito sã. Eu penso para mim, visto que mais ninguém quer saber aquilo que penso, que talvez o Sr. Primeiro-ministro deveria primeiro e antes de mais, arrumar a sua própria casa. Isto é, deveria começar por cortes, talvez até drásticos visto a situação de descalabro do país, em pastas que se alargam em consumos. Estou a falar por exemplo da saúde. Ministério esse, dos mais difíceis de gerir é certo, mas também aquele que penso que possui mais responsabilidades. Não sei os números ao certo, sei sim que uma grande parte do orçamento vai realmente para lá. Não vejo é melhoras... Os hospitais cada vez mais se tornam em sociedades anónimas (SA) e cada vez prestam menos contas, embora continuem a retirar dinheiros dos cofres do estado.
Uma das medidas do Estado foi rever a comparticipação dos medicamentos. Mas será de mim, ou este ministério terá alguma tara por no lixar? A verdade é que será dado mais apoio aos genéricos, mas também se os próprios médicos não adoptam por este meio, que iremos nós fazer?
Acho que a única coisa que poderia trazer Portugal de volta da penumbra talvez fosse uma reforma geral! E quando digo reforma digo reforma! Reformar aqueles gajos da função pública que não fazem nenhum! Que apenas contam as horas para irem buscar os filhos ao colégio. Fazer cortes orçamentais em todos os departamentos mesmo na educação (onde foram gastos tantos euros por um programa de computador que não funciona para colocação de professores) que ao que parece não desenvolver. Não há estímulo Ninguém se importa. E embora este Primeiro-ministro mostre "ares" de quem quer fazer algo, a verdade é que mais cedo ou mais tarde, vai-se cansar e esquecer tudo isso que é o deficit.
Boa sorte Portugal...